Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Tocantins Fazenda Sustentável

Frísia traz para o Tocantins o projeto Fazenda Sustentável

A expectativa é aplicar o programa já no segundo semestre de 2023

25/07/2023 10h37
Por: Redação Fonte: Kiw Assessoria
Frísia traz para o Tocantins o projeto Fazenda Sustentável

A Cooperativa Frísia se preocupa com a conservação do solo e a preservação da biodiversidade, além do uso eficiente de recursos, como água e energia. Pensando nisso, traz para os seus cooperados no Estado do Tocantins, ainda em 2023, o projeto Fazenda Sustentável. A iniciativa, que já é realizada no Paraná, auxilia o cooperado a valorizar seus produtos a partir da adoção de práticas sustentáveis.

O projeto estimula a adesão de boas práticas ambientais, trabalhistas e de gestão, além de orientar o cooperado na adaptação das propriedades para que ele possa alcançar selos e certificações de sustentabilidade.

Jean Cesar Andrusko, especialista em Meio Ambiente da Frísia, explica que a iniciativa trabalha com nichos específicos na agricultura e pecuária e destaca que a cooperativa acompanha os cooperados por meio de consultorias que direcionam a gestão da propriedade rural a adotar práticas que minimizem os impactos ambientais, para assim, terem acesso aos selos e certificações de sustentabilidade.

“O Tocantins conta com as culturas de soja, milho, além de  gado de corte e leite, o que nos dá um grande leque de variedades para aplicar o projeto da Fazenda Sustentável. A adesão ao programa é opcional, mas alguns cooperados no Estado já demonstraram interesse em participar. A nossa expectativa é que o programa chegue ao Tocantins no segundo semestre de 2023”.

O especialista em Meio Ambiente destaca ainda que a adoção das boas práticas da Fazenda Sustentável além de agregar valor aos produtos ainda possibilitam que o produtor rural tenha acesso a uma gama de oportunidades. “Hoje o mercado está exigindo cada vez mais qualidade e rastreabilidade, a certificação é um selo que atesta a origem responsável do produto sendo muito importante para a propriedade”, relata., relata.

Frísia: Sustentabilidade na Prática

Os selos e certificações no agronegócio são essenciais para atender a mercados exigentes. Com a assessoria da Frísia pelo projeto Fazenda Sustentável, o produtor reduz o custo e aumenta as possibilidades de conseguir as certificações e assim,  garante a procedência e a qualidade dos produtos.

Crédito Sustentável: Apoio para as iniciativas

A Frísia tem encontrado no crédito sustentável uma ferramenta valiosa para impulsionar novas iniciativas. O crédito sustentável é uma modalidade financeira que agrega valor aos produtos dos cooperados que promovem a sustentabilidade ambiental, social e econômica nas propriedades, podendo ser utilizado para otimizar e ampliar a atuação da fazenda no mercado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias