Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Tocantins Equinos

Sancionada lei de autoria do deputado Luciano que amplia para 180 dias o prazo de exames para transporte de equinos

A ampliação na validade dos exames negativos para Anemia Infecciosa Equina e Mormo representa uma vitória para os proprietários e criadores de equinos no Tocantins

26/07/2023 09h06
Por: Redação Fonte: Ascom Luciano Oliveira
Sancionada lei de autoria do deputado Luciano que amplia para 180 dias o prazo de exames para transporte de equinos

O deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) celebra a sanção da Lei nº 4.207, de 20 de julho de 2023, fruto de projeto de sua autoria, que facilita o transporte de animais equinos no Tocantins. O ato foi publicado no diário oficial desta segunda-feira, 24, e altera a Lei n° 3824/2021, que instituiu o "Passaporte Equestre" no estado do Tocantins, estendendo para 180 dias o prazo de validade dos laudos de exames negativos para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo.

“Essa é uma vitória para os criadores e proprietários de equinos no Tocantins. Agradeço ao governador pela atenção a essa pauta de grande valia para o nosso Estado. Com a nova Lei sancionada, o transporte de equinos será facilitado e os proprietários desses animais também poderão contar com uma redução nos custos, já que não precisarão realizar os exames com a mesma frequência”, destacou o parlamentar. 

Atualmente, os testes negativos para mormo e anemia infecciosa equina têm validade de 60 dias em nível nacional, conforme norma do Ministério da Agricultura. Entretanto, a nova Lei possibilita a extensão desse prazo para seis meses no âmbito do Tocantins, já para o transporte fora estado, é necessário seguir as exigências de cada local. 

O deputado também ressalta que a ampliação nos prazos de validade não prejudica a segurança sanitária dos animais. “Os exames seguem sendo obrigatórios e a nova validade é suficiente para garantir que os equinos não estejam infectados”, afirmou.

 

Por: Vitória Soares/Ascom Deputado Luciano Oliveira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias