Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins apresenta potencial genético do rebanho bovino e equídeo na Agrotins 2024

No Portal da Pecuária estarão mais de 200 animais de diferentes raças de bovinos e equinos

29/04/2024 13h07
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Rebanho bovino tocantinense chega a aproximadamente 11,3 milhões de cabeças - Foto: Manuel Júnior/Governo do Tocantins
Rebanho bovino tocantinense chega a aproximadamente 11,3 milhões de cabeças - Foto: Manuel Júnior/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros apresentará, no Portal da Pecuária,aos produtores e visitantes o avanço do potencial genético do rebanho equino e bovino de corte e leite tocantinense na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024). A feira com o temaBioeconomiaocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.

Este ano, serão mais de 200 animais de diferentes raças, dentre elas equídeos das raças, Crioulo, Quarto de Milha, Mangalarga, pôneis e muares. Entre as raças bovinas de corte, terá Nelore, Nelore pintado, Tabapuã, entre outras. No segmento leiteiro será, Girolando, Jersey, Guzolando e Gir Leiteiro.

Na Estação do leite, especificamente serão 25 animais expostos, para vendas e as vacas que irão participar do torneio leiteiro.

Uma das atrações deste ano de 2024 é o torneiro leiteiro que será realizado entre os produtores de leite do Estado. O torneio obedece a regras entre os participantes, sendo a definição da raça do animal que irá participar; realização de duas ordenhas; uma às 6 e outra às 18 horas; e cuidados com o animal pelo produtor durante todo o evento. Serão premiados os 1°, 2° e 3° lugares, mas todos participantes ganharão troféu de participação.

A pecuária bovina de corte é um dos grandes elementos econômicos do Tocantins. De acordo com a zootecnista da Seagro, Nayana Valadares, o rebanho bovino tocantinense chega a aproximadamente 11,3 milhões de cabeças. Com isso o Tocantins fica em 11º lugar no ranking nacional. “Esse avanço é resultado dos investimentos em tecnologias de melhoramento genético, buscando sempre excelência em produtividade e mostrando, assim, a tendência de expansão e o grande potencial para a economia do Estado”, destacou a zootecnista.

Nayana Valadares ressalta ainda, que outro ponto forte do Tocantins é a produção de proteína com destaque para pecuária. “O que vem sendo apreciado por diversos países pela qualidade da carne, somado aos derivados do boi tocantinense que chegam a todas as regiões brasileiras e são exportados a mais de 20 países”, complementou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias