Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Cultura Tocantins

Projeto contemplado em edital do Governo do Tocantins realiza oficina de literatura para alunos da rede pública nesta segunda, 29

Projeto Os Múltiplos Caminhos da Literatura é mais uma das iniciativas contempladas no edital Artes Tocantins 2023

29/04/2024 13h38
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Projeto chegará a oito unidades escolares, com uma média de três dias em cada, em seis localidades diferentes: Cristalândia, Chapada da Natividade, Miranorte, Paraíso do Tocantins, Taquaruçu e Palmas - Foto: Divulgação
Projeto chegará a oito unidades escolares, com uma média de três dias em cada, em seis localidades diferentes: Cristalândia, Chapada da Natividade, Miranorte, Paraíso do Tocantins, Taquaruçu e Palmas - Foto: Divulgação

Destinada aos alunos da rede pública municipal e estadual, a oficinaOs Múltiplos Caminhos da Literaturaé mais um dos projetos contemplados com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022). A iniciativa tem início nesta segunda-feira, 29, no Colégio Estadual de Cristalândia, e leva aos participantes a diversidade e a riqueza dos textos literários. Classificado no editalArtes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a proposta recebeu o aporte de R$ 25 mil na categoria Linguagens Artísticas - Literatura (Módulo II).

Com a previsão de 23 dias de oficina, o projeto chegará a oito unidades escolares, com uma média de três dias em cada, em seis localidades diferentes: Cristalândia, Chapada da Natividade, Miranorte, Paraíso do Tocantins, Taquaruçu e Palmas. Além disso, a ação conta com um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a acessibilidade nas atividades. Ao final de cada oficina, os estudantes poderão produzir obras de arte que ficarão expostas na unidade para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

O projeto

A ação teve início em São Paulo, no ano de 2016, quando o proponente e responsável pelo projeto, Thiago Ramos, ministrou a mesma oficina na biblioteca pública Chácara do Castelo, localizada na Capital. "A ideia consistiu em trazer aos participantes as conexões e interações que as obras de arte possuem, como um poema que inspirou uma música, uma peça de teatro, uma pintura, um filme, um espetáculo de dança que inspira outro filme e que, por sua vez, inspira outro texto e, assim, temos uma ciranda infinita de possibilidades criativas. Desta vez, eu decidi partir da Literatura como elemento motriz dessas criações em outras linguagens", explicou.

Em 2024, a iniciativa se mantém ativa e chega até os alunos de escolas estaduais e municipais do Tocantins. Os encontros têm o intuito de sensibilizar os participantes para a diversidade e a riqueza dos textos literários e, ao mesmo tempo, promover um novo olhar sobre as obras artísticas. É dentro deste espaço-tempo que o idealizador do projeto influencia e inspira os que produzem ou sonham em adentrar no universo das artes, já que as oficinas idealizadas por Thiago ajudam na formação de novos leitores e apreciadores do cinema, música e artes visuais.

Para o escritor, a iniciativa tende a ampliar um tipo de conhecimento que está mais ligado às intertextualidades, às conexões, indo para um lugar de possibilidades criativas. "Ao mostrar como determinadas obras de arte surgem, podemos dar uma norte para o surgimento de trabalhos futuros, em conexões e interações até o momento impensadas por nós", afirmou. Thiago ainda reforça que a ida às escolas da zona rural descentraliza e democratiza o acesso ao conhecimento.

Cronograma das oficinas:

Nos dias 29 e 30 de abril e 2 de maio, a oficina será realizada no Colégio Estadual de Cristalândia, no período matutino; nos dias 7, 8 e 9 de maio, será a vez do Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, no município de Chapada de Natividade.

Outro município contemplado é Miranorte que recebe a oficina nos dias 14 e 15 de maio no CEM Rui Brasil Cavalcante, alcançando duas turmas (uma no período matutino e outra no vespertino);

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, a oficina ocorrerá na Escola Estadual Amâncio de Moraes, no município de Paraíso do Tocantins;

Já nos dias 3, 4 e 5 de junho, os alunos da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, no distrito de Taquaruçu, serão contemplados com a oficina;

Em Palmas, a oficina será realizada nos dias 10, 11 e 12 de junho na E.T.I. Sueli Pereira de Almeida Reche, na zona rural; e nos dias 17,18 e 19 de junho, na Escola Estadual São José; finalizando nos dias 24, 26 e 27 de junho na Emec Vale do Tocantins, na zona rural de Palmas.

Para outras informações e acompanhamento das atividades, acesse o perfil oficial do projetoneste link.

Conheça o proponente

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Thiago Ramos de França também é artista multimídia e possui trabalhos em artes visuais, como produção de fanzines, cartum, quadrinhos, ilustrações, realização de montagem e curadoria de exposições. O proponente também atua na música, como cantor e compositor, e na literatura, com performance e produção de poemas. Thiago publicou o livroPalmacética, pela editora Soul, de São Paulo, em 2018.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias