Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Cultura Tocantins

Contemplado pelo Governo do Tocantins, escritor lança livro para promover o incentivo à leitura na infância

Livro "Bosque Encantado" de Dourival Martins Santiago, navega entre o lúdico e o imaginário das crianças

30/04/2024 11h57
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Dourival Martins Santiago exibe o protótipo da obra, que será lançada entre agosto e setembro - Foto: Divulgação
Dourival Martins Santiago exibe o protótipo da obra, que será lançada entre agosto e setembro - Foto: Divulgação

Navegando entre o lúdico e o imaginário das crianças, a obra literáriaBosque Encantado, que tem nas crianças o seu público-alvo, será lançada no município de Paraíso do Tocantins no segundo semestre de 2024. O livro infantil de autoria de Dourival Martins Santiago é um dos projetos contemplados no valor de R$ 10 mil no módulo I da categoria Linguagens Artísticas - Literatura do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022).

O proponente Dourival Martins Santiago é escritor de longa data, com vários livros publicados nos gêneros romance, conto, crônica e poesia, obras voltadas ao público jovem e adulto. Desta vez, o artista decidiu se aventurar no universo literário infantil, um trabalho que encara como um grande desafio, de forma a unir a simplicidade, imaginação e uma mensagem passada de maneira lúdica e de fácil assimilação.

Segundo o proponente, o lançamento deBosque Encantado, deverá ocorrer em diferentes localidades do município, e o projeto quer oferecer ao leitor uma obra dinâmica, produzida por um escritor da região que descreve lugares, personagens e enredos comuns à vida cotidiana das crianças.

O autor ainda explica que 20% da tiragem da obra será distribuída para professores e crianças de Paraíso do Tocantins. “Serão 10% para o Distrito de Santa Luzia e 10% para o bairro Santana, que são aglomerações humanas de baixa renda, localizadas distantes do centro da cidade”, destacou. O restante dos livros também serão comercializados a preços acessíveis, para facilitar o acesso de compra ao público em geral.

Com o projeto, a ideia de Dourival é fomentar o hábito da leitura desde a infância, os textos dinâmicos e envolventes, somando o lúdico ao imaginário. O enredo, que envolve os personagens, objetos, animais e crianças, possui temas divertidos para garantir uma experiência leve e prazerosa, além de oportunizar conhecer a produção literária tocantinense através do acesso à leitura de qualidade.

“Cada obra tocantinense que é editada contribui para a nossa riqueza cultural e fortalece a construção de uma identidade própria de literatura, que apesar de universal, traz em sua essência as realidades e inspirações do rincão em que é produzida. Portanto, essa obra é mais uma riqueza que comporá o baú cultural literário do nosso estado, provendo as nossas escolas de uma literatura acessível, com linguagem comum e temas cotidianos, ou seja, focaliza a nossa realidade existencial de forma autêntica”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias