Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Senado Federal Senado Federal

Zenaide critica falta de verba para saúde, educação e segurança no Orçamento

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (30), que o Brasil passa por um grande desafio em relação ao Orçament...

30/04/2024 17h12
Por: Redação Fonte: Agência Senado
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (30), que o Brasil passa por um grande desafio em relação ao Orçamento. Segundo a parlamentar, quase 50% do valor é destinado ao pagamento de "dívidas e juros de uma dívida que nunca foi auditada”.

— O Congresso Nacional passa o ano todo discutindo Orçamento, mas a metade de um Orçamento, porque a outra metade já fica com o sistema financeiro, mesmo sem nunca se sentar à Mesa com o Congresso. [...] Não se faz educação, nem saúde, nem segurança pública, nem assistência social, sem recursos. Nós discutimos, mas, no fim, nos últimos Orçamentos que eu tenho observado, nós temos 4% destinados à educação pública deste país, 4% para saúde pública deste país e menos de 0,5% para a segurança pública.

Zenaide argumentou que o Brasil nunca vai combater a violência enquanto não destinar recursos para uma educação pública de qualidade em tempo integral. Para a senadora, é hora de o Congresso e o Executivo se reunirem com o sistema financeiro para fazer um acordo que destine uma porcentagem específica para a educação, segurança e saúde, além de investir em infraestrutura.

— A gente fala muito em atrair investidores. Investidores querem ferrovias, rodovias, querem investimento em infraestrutura, querem segurança pública e querem pessoas qualificadas para exercer... aí nós voltamos à educação, recursos para educação, sim! Nós podemos aprovar os projetos de lei mais modernos que possam existir, nós temos o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica], mas se a gente não financiar, não tem milagre. Nós temos milhares de escolas neste país que não têm sanitário, milhares de escolas cujos alunos fazem rodízio, porque não tem nem carteira para todo mundo, milhares de escolas que estudam com esses extremos climáticos — pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias