Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Saúde Tocantins

SES-TO alerta a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de cérebro

Maio Cinza chama a atenção para a doença que ocupa a 10ª posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres e a 11ª entre os homens

30/04/2024 17h58
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
A estimativa anual, para o Tocantins, é de 70 casos novos de câncer no SNC - Foto: Divulgação/SES-TO
A estimativa anual, para o Tocantins, é de 70 casos novos de câncer no SNC - Foto: Divulgação/SES-TO

Com os objetivos de alertar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos tumores de cérebro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aderiu àCampanha Maio Cinza. A doença que afeta o órgão responsável pelo controle de todas as funções do corpo humano é caracterizada por um tumor que pode ser tanto benigno quanto maligno. O primeiro é caracterizado pelo crescimento lento, podendo ser solucionado com uma cirurgia para remoção. Já os malignos têm um crescimento acelerado, apresentam sintomas e necessitam de tratamentos mais complexos.

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações. A incidência de subtipos de tumores cerebrais varia de acordo com a idade, sendo que crianças e adultos desenvolvem patologias diferentes. Fatores genéticos e algumas síndromes familiares aumentam o risco de tumores cerebrais. A exposição às radiações, como raios X e gama, é o fator de risco com maior nível de evidência.

O neurocirurgião do Hospital Geral de Palmas (HGP), Gustavo Fernandes Leobas, explica quais são os tipos de tumores cerebrais mais comuns do SNC. “É importante entender a diferença entre os tumores que se iniciam no cérebro [tumores cerebrais primários] e os tumores que se iniciam em outros órgãos e se disseminaram para o cérebro [secundários ou metastáticos]. Os tumoresmais comuns que causam metástase para o cérebro são os dos câncer de mama, pulmão e o melanoma que é o câncer de pele. A prevenção em si para as metástases gira em torno de prevenir esses tipos de tumores que, no caso do câncer de mama, é o rastreio precoce por meio da mamografia; para o câncer de pulmão, é a questão do tabagismo; e no melanoma, é o uso do protetor solar”.

“Tumores cerebrais primários, aqueles que se originam no cérebro, raramente se espalham para outras partes do corpo, mas mesmo aqueles considerados benignos e de crescimento indolente [lento] podem pressionar e destruir o tecido cerebral normal, causando danos neurológicos irreversíveis ou mesmo fatais. Os sintomas dos tumores cerebrais podem ocorrer gradualmente, agravando-se ao longo do tempo, ou surgir de repente. Algunsdos sintomas iniciais são dores de cabeça, tontura e lapsos de esquecimento, que podem ser facilmente confundidos com outras doenças menos graves, o que dificulta o diagnóstico precoce”, acrescentou o especialista.

Tratamento

As opções de tratamento dependem do tamanho e da localização do tumor. É possível ser realizado por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, terapia-alvo – molecular e imunoterapia – de forma individualizada para cada paciente, sejam tumores primários ou secundários.

No Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, os acompanhamentos são realizados nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) de Palmas e Araguaína, onde cerca de 20 pacientes seguem em acompanhamento.

Dados

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número estimado de casos novos de câncer do Sistema Nervoso Central (SNC) para o Brasil, a cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 11.490 casos, sendo 6.110 casos em homens e 5.380 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 5,80 casos novos a cada 100 mil homens e de 4,85 a cada 100 mil mulheres. A estimativa anual para o Tocantins, é de 70 casos novos de câncer no SNC, sendo 40 casos nos homens e 30 novos casos nas mulheres, por 100 mil habitantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias