Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Saúde Tocantins

Governo do Tocantins realiza mutirão de cirurgia no Hospital Regional de Araguaína

No total, 20 pessoas saíram da fila de espera por procedimentos eletivos; mutirão ocorreu nessa quarta-feira, 1º de maio

02/05/2024 11h49
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
No feriado foram mais 20 pessoas retiradas da fila de espera - Foto: Saúde/Governo do Tocantins
No feriado foram mais 20 pessoas retiradas da fila de espera - Foto: Saúde/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, o meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realizou no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, 20 cirurgias no Hospital Regional de Araguaína (HRA), sendo 10, de rotina; e 10 cirurgias, por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins. Dentre os procedimentos foram realizadas laqueaduras, histerectomía, colecistectomia (vesícula), tratamento cirúrgico de fraturas e retirada de cisto branquial.

A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa parabenizou a equipe pelo empenho em pleno feriado. “Parabéns a todos que realizaram os procedimentos, dando o seu melhor no feriado, atendendo os pacientes do Sistema Único de Saúde que aguardavam na fila e eletivas. A dedicação de cada profissional faz a diferença na vida das pessoas”.

De Araguaína, Selma Oliveira Reis realizou uma laqueadura. “Já tenho três filhos e aguardava desde agosto do ano passado o procedimento. Estou muito feliz, tudo correu bem”.

Sueli Lima Silva Ramos fez uma histerectomia. “Eu sentia muitas dores e aguardava muito essa cirurgia. Graças a Deus correu tudo bem e estou agora só me recuperando e logo vou receber alta e voltar pra casa.Gostei muito do atendimento aqui no hospital, todos muito atenciosos”.

Ações pontuais no HRA

A intensificação dos mutirões no HRA se deve às ações pontuais da SES-TO, nos últimos seis meses. A Pasta contratou 108 novos profissionais de saúde para atuarem na unidade, que já realizou mais de 28 mil atendimentos, entre urgência e emergência, geral, internação e cirurgias, nos quatro primeiros meses de 2024.

Em fevereiro de 2024, o HRA ganhou mais 18 novos leitos, para agilizar a realização de cirurgias eletivas e está em processo de conclusão do Hospital Dia, que consiste no espaço para atendimentos de casos leves; a ala do Serviço de Atenção Especializada as Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) e o espaço humanizado para as crianças que são atendidas na unidade. Além disso, a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que tem 10 leitos, está sendo ampliada e ganhará mais três leitos.

Nos últimos seis meses, a SES-TO entregou ao HRA um novo aparelho de broncoscopia; aparelho de ultrassom de última geração para atendimentos na sala de ecocardiograma;110 bombas de infusão para medicação;38 camas hospitalares para as alas de internações e três camas para a Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que também recebeu uma mesa ginecológicae braçadeira para infusão.Também foram entregues 10 aparelhos de ar-condicionado para as alas de internação e 10 para a Casa de Apoio Glória Morais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias