Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Comissão discute critérios para futuro leilão de energia elétrica

Deputado quer incluir fontes renováveis, como eólica e fotovoltaica, no leilão

02/05/2024 15h02
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Renato Araújo/Câmara dos Deputados

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública na terça-feira (7) sobre leilão de fornecimento de energia elétrica. A audiência será realizada no plenário 14, a partir da 10 horas, a pedido do deputado Max Lemos (PDT-RJ).

O Ministério de Minas e Energia está estudando os termos do futuro leilão de reserva de capacidade na modalidade potência. Esse processo busca garantir capacidade elétrica disponível para atender demanda futura. Na modalidade potência, os participantes competem para oferecer capacidade de geração de energia em um determinado período futuro.

Max Lemos reclama, no entanto, que o texto em discussão no ministério limita a contratação a fontes termelétricas e hidrelétricas, não considerando a inclusão de fontes renováveis, como eólica e fotovoltaica.

A maior parte da energia elétrica no Brasil vem de fontes hídricas, mas o parlamentar ressalta que a participação das fontes eólica e fotovoltaica nessa matriz tem crescido muito nos últimos anos (100 vezes em 10 anos). "A flexibilidade e potência necessárias para responder ao crescente ângulo das curvas de demanda diárias não pode ser respondido unicamente com fontes não-renováveis", critica o deputado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias