Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Cidades Palmas - TO

Semed promove encontro formativo presencial para professores da educação infantil

Evento é parte do Programa de Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

02/05/2024 15h03
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Evento é parte do Programa de Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Fotógrafo:Divulgação
Evento é parte do Programa de Formação Continuada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - Fotógrafo:Divulgação

Voltado aos professores da educação infantil e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está sendo realizado nesta quinta-feira, 2, no auditório da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas, o 1º Encontro Formativo Presencial para Professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Participaram da abertura do evento o secretário municipal da Educação, Fábio Chaves e a secretária pedagógica da Semed, Cícera Mota.

Promovido pela pela Prefeitura de Palmas por meio da Semed, o evento que fortalece o programa de formação continuada da secretaria apresenta o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil – Leei, e conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-TO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). O objetivo geral é a capacitação de professores que atuam na educação infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho realizado com as crianças matriculadas nas turmas de 1º e 2º períodos dos Cmeis e escolas da rede municipal.

O Leei constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a coleção leitura e escrita na educação infantil como material didático. A partir de 2024, será desenvolvido em 15 estados e no Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo decreto federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023, para ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil.

O foco da formação dos docentes é na oralidade, leitura e escrita, propiciando apoio teórico e metodológico para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

Na abertura do evento, o secretário Fábio Chaves falou sobre a importância desta formação voltada a trabalhar a leitura, escrita e educação infantil e que vem ao encontro da formação continuada já promovida pelo município, e da criação do Plano Municipal de Alfabetização. “É um plano específico para a nossa identidade, formado a partir do conhecimento dos nossos cursistas e das formadoras”, disse.

Segundo a diretora de Educação Infantil da Semed, Zilmene Santana, esse primeiro encontro formativo serviu como marco inicial de apresentação das educadoras que atuarão como formadoras dos cursistas, para que posteriormente aconteçam os encontros presenciais que serão alinhados mensalmente. “Além dos encontros presenciais, acontecerão também encontros virtuais com as formadoras, bem como a atuação via sistema da plataforma do Avamec, que será alimentado com atividades e encaminhamentos que estão dentro do cronograma elaborado”, destacou.

“Essa formação visa trazer para os nossos professores cursistas um olhar mais sensível sobre a importância de preparar nossas crianças, a partir da leitura e da escrita, respeitando sempre as especificidades de cada unidade educacional, para que elas possam ter condições de chegar ao final do ciclo alfabetizadas de forma integral”, afirmou.

Palestra

Durante esse primeiro encontro formativo os participantes assistiram a palestra ‘Apropriação da Leitura e Escrita na Educação Infantil” ministrada pela professora doutora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Melissa Bessa. A programação continua à tarde, com a participação da professora Fabiana Goulart, escritora e autora de diversos livros infantis. Utilizando como ferramentas os livros ‘Osvaldo o peixe’, ‘Surpresa de Osvaldo’ e ‘Cheiro de Vó’, a formadora ensinará como trabalhar as diferentes técnicas de contacão de histórias visando a criatividade e narrativas livres de maneira a promover a leitura e a escrita na educação infantil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias