Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Cidades Palmas - TO

Motociclistas com menos de 25 anos foram as principais vítimas de acidentes na Capital nos últimos quatro anos

Estatísticas dos sinistros registrados na Capital foram apresentados em evento de lançamento de campanha 2024

02/05/2024 15h47
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Secretário Agostinho Júnior, em solenidade de abertura do Maio Amarelo com o tema:
Secretário Agostinho Júnior, em solenidade de abertura do Maio Amarelo com o tema: "Paz no Trânsito começa com você" - Fotógrafo:Francisco Barros / Secom Palmas

As principais vítimas fatais de sinistros de trânsito na Capital são motociclistas, geralmente jovens entre 18 e 25 anos, tendo como fator principal o uso de bebida alcoólica. A Avenida Teotônio Segurado é a via com maior quantidade de sinistros com vitimas fatais, seguida da  rodovia BR-010. Estes são algusn dos dados apresentados durante lançamento da campanha Maio Amarelo 2024. Com o tema ‘Paz no Trânsito começa por você', a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), fez o lançamento nesta quinta-feira, 2, da campanha no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), em Palmas.

O agente de trânsito Zuilton Chagas, membro  da Comissão de Gestão de Dados e Informações, apresentou os dados estatísticos do Programa Vida no Trânsito (PVT).  Foram apresentados os números de sinistros com vítimas fatais, ocorridos no  trânsito,  no perímetro urbano do município de Palmas referentes aos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024 (parcialmente). No ano de 2021 foram registrados 68 vitimas fatais no trânsito da Capital e  no ano seguinte, 2022, 60  óbitos. Já em 2023, ocorreram 54 mortes, representando uma queda de 20% no número de mortes no trânsito em Palmas. 

Os dias da semana em que ocorreram maior número de sinistros são sexta-feira, com 41 em 2022, e 37 sinistros em 2023. No sábado, ocorreram 37 sinistros em 2022 e 50, em 2023. No domingo, 46 sinistros em 2022 e 38, em 2023.

Segundo a coordenadora de Projetos do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Palmas, Claudete Nascimento, o mau uso do capacete pelos motociclistas, falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), excesso de velocidade, uso do celular e alcoolemia estão entre os fatores presentes em grande parte do atendimento do Samu. Ela ministrou palestra abordando sinistro de trânsito sob a ótica do Samu. 

Em sua fala, o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agostinho Júnior, ressaltou que o trânsito é responsabilidade de todos. “Mesmo com todos os investimentos que estamos fazendo em Educação para o Trânsito, Engenharia e Fiscalização, a responsabilidade é de todos para que tenhamos um trânsito mais seguro e harmônico”. 

Balanço

A  superintendente de Trânsito, Valéria Oliveira, fez um balanço das ações realizadas pelo órgão, tendo como base o tripé educação, engenharia e esforço legal.  Entre 2021 a 2023, foram realizadas 191 ações  educativas, 96 palestras, dez campanhas, 52 projetos da minicidade com os mascotes Amarelinho e Vidinha. De acordo com a superintendente, na sinalização viária foram instaladas aproximadamente cem faixas de pedestres. Está prevista também a instalação, até o mês de julho, de 37 faixas elevadas com prioridades para locais próximos a equipamentos públicos. 

A  superintendente também acrescentou como fator de coibição de sinistros a modernização e ampliação do parque semafórico com a instalação de 14 semáforos, 38 faixas de radar fixo, 38 faixas de barreiras eletrônicas, 112 faixas de radar misto, 16 faixas de cercamento eletrônico, 34 câmeras de monitoramento PTZ e Ampliação do Centro de Controle Operacional (CCO).

Outros dados

O balanço também apresentou outros dados. Foram realizados o julgamento de uma média de 12 mil processos de recursos administrativos. Na parte operacional, foram realizados cursos de atualização e capacitação, aquisição de colete balísticos  e novos etilômetros. Também foram adquiridos rádios comunicadores HTS, aquisição de material para sinalização e canalização, bem como a intensificação da fiscalização por vídeomonitoramento e por radar móvel. 

A agente de trânsito Caroline Santos apresentou a agenda das ações propostas para o Maio Amarelo 2024 que inclui o V Concurso Eldon Correa de Educação para o Trânsito e o Projeto me Leva Táxi. Dentre as principais ações está a instalação de laços amarelos em órgãos do poder público municipal como forma de chamar atenção da sociedade para o Maio Amarelo, fiscalização nas vias e o credenciamento de bares e restaurantes para o Projeto me Leva Táxi.

Novidade

O Projeto me Leva Táxi oferecerá 20% de desconto no valor final da corrida para os clientes de bares e restaurantes cadastrados no projeto.  A ideia é que o cliente ao consumir bebida alcoólica, chame um táxi para levá-lo em casa, de forma segura, sem precisar ele dirigir após ingerir bebida alcoólica, contribuindo substancialmente na diminuição dos sinistros de trânsito.

Para a presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado do Tocantins, Eunice Rodrigues da Silva, o desconto na corrida oferecida pelos taxistas fomentará o comércio e, conseqüentemente, trará um aumento na renda aos taxistas.  “O projeto vai levar ao conhecimento da população que o transporte, por meio do  táxi, é seguro e legal, pois toda a frota é vistoriada pela Prefeitura. Os carros  são identificados e têm aferição de taxímetro, além do mais, se o passageiro esquecer algum objeto dentro do  carro, será devolvido imediatamente”.

Maio Amarelo

Durante todo o mês de maio serão realizadas ações com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de sinistros e mortes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias