Segunda, 15 de Julho de 2024
62 99600-5969
Saúde Tocantins

SES-TO incentiva a doação de leite materno

Campanha Maio Branco busca conscientizar sobre como o ato de solidariedade que ajuda a salvar a vida de bebês prematuros

02/05/2024 18h01
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
A doação de leite humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros internados nos serviços de saúde do TO - Foto: Divulgação/SES-TO
A doação de leite humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros internados nos serviços de saúde do TO - Foto: Divulgação/SES-TO

O leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Para garantir essa nutrição a bebês que não podem ser alimentados pela própria mãe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) incentiva mulheres que amamentam a doarem leite materno.

A doadora Tamirys Prado, mãe da pequena Chloe Virgulino Prado, há oito meses doa seu leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).“O coração da mãe que está doando se enche de alegria, principalmente depois de saber que a quantidade de leite que eu dou vai para sete a oito bebês. Sem contar que também é importante para a mãe que vai receber esse leite para dar para o seu bebê e ter a oportunidade que a gente sabe que o leite materno oferece ao bebê que precisa, retribuindo isso de alguma forma”, relatou.

O ato voluntário realizado por ela demonstra a importância que a doação de leite materno tem para aumentar as chances de vida de bebês recém-nascidos prematuros e de baixo peso que, com essa atitude, alcançam uma vida mais saudável. Esse é o principal motivo para o mês ter a Campanha Maio Branco, que visa incentivar as mulheres que amamentam a doarem.

“Muitas mães estão amamentando e não sabem que a sobra do leite dela pode ajudar a salvar a vida de muitos bebês. Então essa doação de leite para os bebês internados e para as famílias que estão com bebês internados, é uma esperança na recuperação desse bebê, em salvar a vida desse bebê. Nós sabemos que o leite materno é o alimento mais poderoso que existe e ele é muito mais do que um alimento. Para o bebê internado, ele é a proteção que esse bebê precisa para se recuperar”, afirmou a nutricionista, coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR, Walkiria Pinheiro.

A coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR acrescentou que, “a gente aproveita essa sensibilização e faz um chamado para a sociedade, para as mulheres que estão amamentando seus bebês que, ao perceberem que depois que o bebê mama no peito e sobra um pouco de leite nesse peito, essa sobra você pode doar e salvar várias vidas”, acrescentou.

Dados

Neste ano, o Tocantins já realizou 3.848 atendimentos em grupo; 6.998 atendimentos individuais; 811 visitas domiciliares; possui 525 doadoras; 464 receptores; 699,2 litros de leite coletados e 5464,6 litros de leite distribuídos.

Campanha Maio Branco

A data foi instituída em 2015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno. Para este ano, o slogan para a mobilização do Dia Mundial de Doação de Leite Humano em 2024, chama-se:Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida.

Doação

O leite humano é fundamental para o crescimento saudável dos bebês, por isso, o ato de amamentar é estimulado. Não podendo por algum motivo fazer esse processo, a mãe e o bebê podem ser apoiados por outras mães, que estão possibilitadas a fazer doação de leite materno. Para fazer a doação, é necessário que a mãe não esteja tomando medicamentos que impeçam a amamentação, não consumir drogas, bebidas alcoólicas e não fumar. O banco de leite retira os frascos de leite doados nas residências de mães cadastradas, os telefones para contato são: (63) 3218-7734 e 0800-646-8283.

“Para ser doadora, é bem simples e fácil, basta ligar para nós, fazer um cadastro e nós vamos até a sua casa levar o kit de doação e lhe ensinar como você vai retirar esse leite e armazenar. Então se está doando pra você, faça a sua doação e ajude a salvar vidas de bebês internados. Procure um banco de leite humano mais próximo da sua casa ou um posto de coleta de leite humano”, explicou Walkiria Pinheiro.

Unidades e pontos de coletas do Banco de Leite

Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Tocantins – Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos - Endereço: ACNE 1, Conj. 04, Lote 36/38, -Palmas – TO, Telefone: (063) 3218-7734. Unidade aberta 24 horas.

Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade Básica de Saúde, na Quadra 403 Norte – Endereço: Quadra 403 Norte, Alameda 01, APN 40 – Palmas – TO, Telefone: (63) 3218-5205.

Banco de Leite Humano – Hospital Dom Orione – Endereço: Rua Dom Orione, n° 100 - Centro, Araguaína - TO, Telefone: (63) 3411-8787 ramal 2358.

Banco de Leite Humano - Hospital Regional de Gurupi – Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitschek, Nº 1541 – Setor Central - Gurupi – TO, Telefone: (63) 3315-0258.

Posto de Coleta de Leite Humano Dona Marly - Hospital Materno Infantil Tia Dedé – Endereço: Rua Raquel de Carvalho, Nº 143, Jardim Brasília – Porto Nacional – TO, Telefone: (63) 3363-8301.

SES-TO incentiva a doação de leite materno
Tamirys Prado, mãe da pequena Chloe Prado, é doadora do Banco de Leite Humano do HMDR há oito meses - Arquivo Pessoal
SES-TO incentiva a doação de leite materno
O leite materno é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para os bebês - André Araújo/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Paraíso do Tocantins, TO
Atualizado às 19h54
24°
Tempo limpo

Mín. 18° Máx. 32°

23° Sensação
1.54 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 19° Máx. 34°

Tempo limpo
Amanhã (17/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Tempo limpo
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias